Entre os dias 5 e 9 de julho, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) e o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com o Alma Shopping, apresentaram a exposição “Incêndios Rurais”, na praça Central do Alma Shopping. A mostra, de entrada livre, onde nasceu uma verdadeira floresta didática, apelou a todos os cidadãos para os cuidados a ter nos espaços rurais/florestais, especialmente nesta época do ano.
A exposição destacou o trabalho das equipas dos Bombeiros Sapadores e dos Sapadores Florestais na prevenção, no combate e no rescaldo aos incêndios rurais, bem como na proteção das populações face a um evento desta natureza.
Árvores e mato, um carro de combate a incêndios florestais, manequins equipados com material real de prevenção e combate aos fogos, são alguns dos elementos que estiveram presentes neste cenário e que tiveram como objetivo identificar os comportamentos de risco que os cidadãos têm nas suas visitas à floresta, seja consciente ou inconscientemente, e que podem levar à destruição de milhares de hectares de floresta.
“É muito importante para nós envolver a cidade de Coimbra no alerta de comportamentos de risco que podemos, sem querer, estar a ter numa altura tão preocupante como nestes dias de calor. Ao trabalharmos com entidades como os Bombeiros, que desenvolvem um trabalho constante de apoio à população nesta altura de incêndios, podemos fazer a diferença e contribuir para uma comunidade mais protegida e preparada para enfrentar os desafios do tempo quente”, afirma João Teixeira, Director do Centro Comercial Alma Shopping.
Esta acção insere-se na campanha “De que lado estás?” iniciada pela CBRE no Dia Mundial do Ambiente, e que vem no seguimento do programa “Caring for Communities”, lançado em 2022 pela entidade gestora do Alma Shopping. Este programa tem como objectivo impactar positivamente as comunidades nas quais está presente, através dos activos que tem no seu portefólio de gestão. Com esta iniciativa, a consultora acompanha os seus clientes na definição e operacionalização de diversas acções sociais e ligadas à sustentabilidade que amplifiquem os seus compromissos nesta área. Esta campanha ambiental demonstra o compromisso contínuo da CBRE e do Alma Shopping em promover acções com impacto social significativo.