A ARCADIS foi consultada para analisar os riscos e oportunidades sociais do Centro Comercial ALMA. Este estudo foi preparado para a certificação BREEAM do edifício, no âmbito do critério Riscos e Oportunidades Sociais, que aborda os riscos e oportunidades na perspetiva da comunidade em geral, considerando a forma como um ativo pode acrescentar valor social a essa comunidade.
O principal objetivo deste critério BREEAM In-use é reconhecer e incentivar a avaliação da exposição do ativo aos riscos e oportunidades sociais relacionados com o clima, assegura que os impactes sociais das alterações climáticas são compreendidos para o ativo e destaca a forma como o ativo pode maximizar as oportunidades sociais das alterações climáticas.
Os riscos e oportunidades sociais abordam os riscos e oportunidades na perspetiva da comunidade em geral, considerando a forma como um ativo pode acrescentar valor social a essa comunidade. Os riscos e as oportunidades estão relacionados com os impactes e as interdependências entre a comunidade e o ativo.
Para esta análise, a ARCADIS identificou alguns riscos sociais relevantes que são detalhados de seguida:
- Riscos relacionados com a saúde e as pandemias:
- Aumento da mortalidade e da morbilidade.
- Falta de espaço nos centros médicos.
- Pobreza e exclusão social:
- Atualmente, tendo em conta os 16% da população da Região Centro com um rácio de pobreza no limiar nacional de pobreza e a atual crise energética e inflação, esta percentagem pode aumentar.
- Riscos relacionados com perturbações sociais:
- Tendo em conta a situação atual em Portugal, não se prevê um risco grave de greves e/ou protestos que possam afetar o centro comercial.
- Riscos relacionados com a segurança:
- Considerando o índice atual, não se espera um risco grave de crime ou desordem que possa afetar o centro comercial. No entanto, podem ocorrer pequenas desordens no caso de as atuais condições de crise afetarem a população.
- O sector do retalho não tem sido um dos principais sectores afetados pelo ciberterrorismo em Portugal. No entanto, o ciberterrorismo está a aumentar e as grandes áreas de retalho podem ser um alvo.
- Riscos relacionados com a população:
- Se a perda de população jovem continuar, o centro comercial poderá registar progressivamente uma perda de clientes em alguns serviços.
- Se a população continuar a envelhecer, os problemas de saúde e de mobilidade aumentarão.
- Riscos naturais e alterações climáticas:
- Falta de espaço nos centros médicos ou desportivos e perda de habitações.
- Alterações climáticas:
- Com as alterações climáticas, as temperaturas extremas (ondas de frio e de calor) são mais prováveis. Durante estes episódios, as pessoas, especialmente as de baixos rendimentos e sem bons sistemas de ar condicionado em casa, procuram espaços de conforto térmico. O centro comercial pode ser uma boa opção.
- Serviços:
- Falta de espaço nestes centros para tarefas ou práticas especiais, incluindo atividades de investigação.
- Riscos relacionados com as infraestruturas interdependentes:
- A utilização do transporte individual aumenta as emissões de gases com efeito de estufa e a degradação da qualidade do ar.
- Tendo em conta a atual crise energética, incluindo os preços elevados, o centro deve analisar continuamente a implementação das melhores tecnologias disponíveis que reduzam o consumo de energia, as emissões e o consumo de água.
Para os riscos acima mencionados, listamos abaixo todas as recomendações feitas pela Arcadis:
- Disponibilizar áreas para serviços sanitários em caso de problemas gerais de saúde, como pandemias.
- Promover workshops ou ações de divulgação sobre prevenção de doenças.
- Participação em campanhas de recolha de alimentos.
- Acordos com o serviço nacional de desemprego.
- Assegurar um correto serviço de segurança que reduza ao máximo este tipo de eventos.
- Assegurar um software antivírus e firewall eficaz; Assegurar programas e sistemas operativos atualizados; Assegurar um software antivírus e firewall eficaz; Assegurar programas e sistemas operativos atualizados; Assegurar uma configuração segura da infraestrutura em nuvem para evitar violações de dados.
- Espera-se que o Centro possa ter um papel positivo na fixação da população nesta zona, principalmente devido à criação de emprego e aos serviços prestados. Utilizar empresas locais para a manutenção, jardinagem, etc. Participar em diferentes ações com as autoridades locais para melhorar as condições sociais e campanhas que possam impulsionar o crescimento da população.
- Melhorar os serviços para estes grupos etários.
- Solicitar a opinião dos clientes e ouvir ativamente as suas sugestões (pode incluir a implementação de caixas de sugestões, a realização de inquéritos ou a organização de grupos de discussão). O envolvimento dos clientes nos processos de tomada de decisão faz com que se sintam valorizados e aumenta o seu sentimento de pertença à comunidade de retalhistas.
- Colaboração com outras empresas.
- A parceria com empresas vizinhas cria oportunidades de promoção cruzada (pode incluir campanhas de marketing conjuntas, programas de fidelização partilhados e eventos de colaboração). Ao trabalharem em conjunto, as empresas podem beneficiar dos clientes das outras e reforçar a comunidade de retalhistas.
- Melhorar a acessibilidade, incluindo as barreiras tecnológicas.
- Implementar campanhas sobre saúde e bem-estar.
- Oferecer as Instalações para campanhas locais de saúde, como a vacinação.
- Disponibilizar áreas para serviços sanitários em caso de catástrofes climáticas, como inundações ou terramotos.